top of page

Porque escolhi o mestrado em Serviço Social na FPCE-Universidade de Coimbra?



Antes de iniciar por aquilo que me trouxe até aqui, é importante introduzir-me naquele que é o mote desta minha reflexão. Sou licenciado em Educação Social e em Serviço Social e mestre em Ciências da Educação, ciclos de estudos conquistados na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Instituição brilhante e profundamente alinhada com o objetivo de organizações desta natureza: promover o juízo crítico e reflexão sólida e atual.

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria é uma instituição brilhante e profundamente alinhada com o objetivo de organizações desta natureza: promover o juízo crítico e reflexão sólida e atual.

Depois desta caminhada, e somados breves meses de “descanso” propôs-me frequentar o Doutoramento em Serviço Social na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC). No entanto, um “ataque” de alguma lucidez posicionaram-me daquilo que seriam as minhas aspirações à data. Assim, anulei a candidatura ao PhD e, quando para alguns eu estaria a dar um passo atrás, decidi (re)iniciar novo caminho num mestrado, desta feita em Serviço Social. Entendi, na altura, que deveria de caminhar de forma mais sólida e alinhada com os meus propósitos: ser um Assistente Social mais reflexivo, mais consistente, mais inquieto e, talvez, mais insatisfeito. Por isso escolhi o mestrado em Serviço Social na FPCE-UC.


O mestrado em Serviço Social da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra é e faz serviço público.

Bom, feito este intróito, e acerca das mais valias do mestrado em Serviço Social da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. inauguro a minha reflexão dizendo que o mestrado em Serviço Social deste estabelecimento é e faz serviço público. É serviço público porque faz ciência, porque desoculta o desconhecido, porque amplia os horizontes dos alunos e de todos quantos o procuram.


O mestrado em Serviço Social resulta de uma combinação perfeita entre humanismo e análise, que auxilia na construção de opinião de forma solidamente construída, acessível, próxima e factual.


Concretizando este ponto, apraz-me dizer que o facto de todos os docentes serem doutorados e implicados ativamente em atividades várias torna, por um lado as aulas mais atrativas e estimulantes decorrente da multiplicidade de contextos que experienciam, e por outro lado permite aos alunos arrecadar, (re)mapear e posicionar o conhecimento lecionado nas gavetas certas para que, nas circunstâncias devidas, possa e seja convenientemente aplicado. Carece de se acrescentar que o corpo docente deste mestrado para além do profundo conhecimento na área do Serviço Social, carimba a sua excelência pelo humanismo. A familiaridade, a proximidade, a relação empática e sempre disponível revelam-se pontos de destaque. A este propósito, também a equipa não docente partilha a mesma filosofia. Simpatia, respeito e profissionalismo são imagens de marca.


O mestrado em Serviço Social faz serviço público. E faz serviço público porque acrescentar conhecimento factual, sólido e lucido a uma sociedade que vive uma das Eras mais complexas da História da Humanidade. A desinformação, a gratuitidade no insulto e o julgamento infundado e encapotado fruto de uma liquidez societária que parece ter perdido o rumo coloca ao Serviço Social elevada responsabilidade. E o mestrado em Serviço Social nesta Faculdade, quando cria oportunidades de partilha de informação, quando incita aos estudantes a publicar livremente artigos e a propor comunicações em eventos de carácter científico está a fazer serviço público. E está a fazer serviço público porque se replica, porque se discute, porque se torna visível, porque acrescenta às academias e às práticas conhecimento que resulta de investigações inovadoras e centrada em valores como a democracia, cidadania, justiça social e respeito.


No meu caso, a propósito da frequência e do términos do mestrado em Serviço Social, já publiquei cinco artigos científicos em revistas da especialidade, três artigos científicos em atas de eventos promotores de ciência e conhecimento (quer nacionais quer internacionais), já colaborei em mais de duas dezenas de eventos na qualidade de orador, já criei dois videocast publicados nas minhas redes sociais relacionado com matérias ligadas ao envelhecimento e velhice e já colaborei de forma pontual na lecionação de algumas unidade curriculares quer na licenciatura quer no mestrado em Serviço Social desta Faculdade, principalmente devido quer à minha prática profissional de 11 anos, quer devido a alguns trabalhos realizados no âmbito das Unidades Curriculares do ciclo de estudos de mestrado em Serviço Social


Neste sentido destaco a forma corajosa com que a prof. Doutora Joana Guerra lecionou as UC de Políticas Sociais, e Teorias da Justiça Social e Intervenção. Se a primeira nos permitiu mergulhar na análise das políticas públicas e desocultar aquilo que as constitui com um exercício reflexivo ímpar, a segunda, i.e., Teorias da Justiça Social e Intervenção, levou-nos para fora de pé, para uma esfera tão pessoal, quanto coletiva, isto porque de entre outros exercícios de avaliação, foi-nos solicitado que fizéssemos a recensão crítica do livro «Sei porque canta o pássaro na gaiola» de Maya Angelou. Obra que recomendo!


Quanto aos ganhos que arrecadei com o mestrado em Serviço Social, posso destacar o facto desta caminhada me ter permitido alargar o meu m². Com este mestrado, não apenas cumpri um sonho, o de estudar em Coimbra, mas também, e fundamentalmente, testei os meus conhecimentos, confrontei-me com os meus argumentos, e permitiu-me não ter medo de fazer.


Por tudo isto, e mais uma série de aspetos que uma reflexão curta desta natureza não me permite explorar, decidi no ano letivo 2020-2021, ingressar no Programa Interuniversitário de Doutoramento em Serviço Social da FPCE-UC.

Sigam o vosso sonho, invistam em vós!

Posts Recentes
Arquivo
Siga-me
  • Facebook Basic Square
bottom of page